segunda-feira, 30 de julho de 2018

Os três patetas (1922)

The Three Stooges foi um vaudeville americano e uma equipe de comédia ativa de 1922 a 1970, mais conhecida por seus 190 filmes de curta metragem da Columbia Pictures, exibidos regularmente na televisão desde 1958. Sua marca registrada era farsa física e palhaçada. Nos filmes, os stooges eram comumente conhecidos por seus primeiros nomes reais. Seis stooges apareceram ao longo da corrida do ato (com apenas três ativos em um determinado momento): Moe Howard e Larry Fine foram os pilares durante quase cinquenta anos do grupo e o principal "terceiro Stooge" foi interpretado por (em ordem de aparição) Shemp Howard, Curly Howard, Shemp Howard novamente, Joe Besser e Curly Joe DeRita.
O ato começou no início dos anos 1920 como parte de um ato de comédia de vaudeville anunciado como "Ted Healy e Seus Patetas", consistindo originalmente de Healy e Moe Howard. Com o tempo, eles se uniram ao irmão de Moe, Shemp Howard, e depois a Larry Fine. Os quatro apareceram em um filme, Soup to Nuts, antes de Shemp partir para uma carreira solo. Ele foi substituído por seu irmão mais novo, Jerome "Curly" Howard, em 1932. Dois anos depois, após aparecer em vários filmes, o trio deixou Healy e assinou contrato para aparecer em suas próprias comédias curtas para a Columbia Pictures, agora anunciado como "Os Três Patetas". De 1934 a 1946, Moe, Larry e Curly produziram mais de 90 curtas-metragens para a Columbia. Foi durante este período que os três estavam no auge da popularidade.
Curly sofreu um derrame debilitante em maio de 1946, e Shemp retornou, restabelecendo a formação original, até a morte de um ataque cardíaco em 22 de novembro de 1955. O ator Joe Palma foi usado como substituto para completar quatro curtas da era Shemp. contrato (a manobra depois disso ficou conhecida como "Shemp falsa"). Joe Besser, jogador do Columbia, se juntou como o terceiro Stooge por dois anos (1956-1957), partindo em 1958 para cuidar de sua esposa doente depois que a Columbia terminou sua divisão de shorts. O estúdio então lançou todos os curtas através do estúdio de televisão e unidade de distribuição da Screen Gems Columbia. A Screen Gems então distribuiu as curtas para a televisão, após o que os Stooges se tornaram uma das comédias mais populares do início dos anos 60.
O ator de quadrinhos Joe DeRita se tornou "Curly Joe" em 1958, substituindo Besser por uma nova série de filmes teatrais completos. Com intensa exposição televisiva, o ato recuperou o ímpeto ao longo dos anos 60 como a tarifa popular das crianças, até o acidente vascular cerebral de Fine em janeiro de 1970. Fine morreu em 1975 depois de mais uma série de derrames. Foram feitas tentativas para reviver os Stooges com o ator de longa data Emil Sitka no papel de Fine em 1970, e novamente em 1975, mas esta tentativa foi interrompida pela morte de Howard em 4 de maio de 1975.
The Three Stooges começou em 1922 como parte de um ato de vaudeville estridente chamado "Ted Healy e seus Stooges" (também conhecido como "Ted Healy e seus senhores do sul" e "Ted Healy e His Racketeers"). Moe Howard (nascido Moses Horwitz) juntou-se ao ato de Healy em 1922, e seu irmão Shemp Howard (Samuel Horwitz) chegou a bordo alguns meses depois. Em 1925, o violinista Larry Fine (Louis Feinberg) também se juntou ao grupo. No ato, o comediante chumbo Healy tentaria cantar ou contar piadas enquanto seus assistentes barulhentos continuariam a "interrompê-lo", fazendo com que Healy retaliasse com abusos verbais e físicos. Ted Healy e seus Stooges (mais o comediante Fred Sanborn) apareceram em seu primeiro longa-metragem de Hollywood, Soup to Nuts (1930), lançado pela Fox Film Corporation. O filme não foi um sucesso crítico, mas as performances dos Stooges foram apontadas como memoráveis, levando a Fox a oferecer ao trio um contrato, menos Healy. Isso enfureceu Healy, que disse aos executivos do estúdio que os Stooges eram seus empregados, e a oferta foi retirada. Howard, Fine e Howard tomaram conhecimento da oferta e subsequente retirada e deixaram Healy para formar seu próprio ato (anunciado como "Howard, Fine & Howard" ou "Three Lost Souls"). O ato rapidamente decolou com uma turnê do circuito de teatro. Healy tentou impedir o novo ato com uma ação legal, alegando que eles estavam usando seu material protegido por direitos autorais. Há relatos de Healy ameaçando bombardear teatros se Howard, Fine e Howard já se apresentaram lá, o que preocupou tanto Shemp que ele quase deixou o ato; Segundo consta, apenas um aumento salarial o manteve a bordo.
Healy tentou salvar seu ato contratando stooges substitutos, mas eles eram inexperientes e não tão bem recebidos quanto seus predecessores. Healy chegou a um novo acordo com seu antigo Stooges em 1932, com Moe agora atuando como gerente de negócios, e eles foram contratados na produção de The Passing Show, de Jacob J. Shubert, de 1932. Durante os ensaios, Healy recebeu uma oferta mais lucrativa e encontrou um lacuna em seu contrato permitindo-lhe deixar a produção. Shemp, cansado da força abrasiva de Healy, decidiu largar o ato e fez turnê em sua própria comédia durante vários meses, e depois aterrissou na Vitaphone Studios em maio de 1933, aparecendo em comédias de filmes produzidos no Brooklyn, Nova York, pelos próximos quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel Boone (1964)

Daniel Boone é uma série de televisão americana de ação e aventura estrelada por Fess Parker como Daniel Boone que foi ao ar de 24 de sete...