quarta-feira, 18 de julho de 2018

Nacional Kid (1960)

National Kid (ナショナルキッド, Nashônaru Kiddo em japonês) é uma série japonesa de tokusatsu que foi exibida no Japão de 4 de agosto de 1960 a 27 de abril de 1961, além de ter sido produzida pela Toei Company e exibida pela NET (atual TV Asahi).
Apesar da popularidade no Brasil, a série não fez sucesso em nenhum outro lugar do mundo, incluindo o Japão, seu país de origem.
O seriado foi criado em 1960, por encomenda, com a finalidade de servir de merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic. A tarefa de criação foi entregue ao mangaka Daiji Kazumine, o mesmo que algum tempo depois, adaptaria para os mangás, outro herói espacial, Spectreman.
O personagem deveria ter poderes especiais, voar e lutar pela paz no mundo. Levaria o nome da empresa para ajudar a aumentar as vendas. Os atores eram, em alguns casos, amadores, e os episódios foram todos filmados em preto-e-branco. A série foi dirigida por Nagayoshi Akasaka e Jun Kaoike, produzida por Kazuma Nesaka e Massamiti Sato e os episódios escritos por Nagayoshi Akasaka e Daiji Kazumine.
A abertura dos episódios começava com os dizeres do locutor, em forma de lema:

A dublagem original apresentada nos anos 60 tinha como frases de abertura: "Mais veloz que o jato, mais duro que o aço, super-homem invencível, cavaleiro da paz e da justiça, Nacional kid!"

Na versão com dublagem mais moderna, disponibilizada em DVD.

Mais rápido que os aviões a jato, mais forte que o aço!
Super herói invencível, cavaleiro da paz e da justiça.... National Kid!
National Kid veio do espaço vindo da sua terra natal Andrômeda. Vivia na terra como um professor cientista. Jatos em exercício avistam um disco voador e um deles é destruído. Ao descobrir que eram os Incas (talvez o produtor da série quis dizer que seria uma mesma civilização Inca que existiu na terra) do planeta Vênus que vieram para atacar o planeta porque os humanos haviam construído a bomba atômica e planejavam viagens espacias e a ocupação de outros planetas, resolveu ajudar contra este e outros ataques que estaria por vir ao longo das séries.

Vestido com roupa espacial, capacete, máscara, capa, luva e com uma grande letra "N" estampado no peito, nosso herói salvava a todos e era auxiliado (ou atrapalhado) por vários personagens. O que caracterizava este super-herói era o seu modo de voar. Diferente do Super-Homem, ou qualquer outro, ele voava com os braços abertos. Com duas pistolas que emitiam apenas um tipo de luz, colocava fora de combate os seus adversários. Suas lutas corporais com seus adversários eram verdadeiras danças, e ele é um dos precursores das lutas marciais vistas hoje nos filmes do gênero.

Ninguém sabia que, na verdade, Massao Hata tinha dupla identidade: ele era o National Kid. Dois atores protagonizaram o personagem de National Kid: Ichiro Kojima iniciou o seriado, substituído por Shiutaro Tatsumi a partir da história "O Império Subterrâneo". Que aparece numa ponta, no episódio dos seres abissais, como um apresentador de TV, na cena em que o camera-man está no estúdio com a arma embutida na câmera para tentar matar o Dr. Mizuno. Ao longo da série algumas crianças também foram trocadas (Yukio muda nos seres subterrâneos e muda novamente nos Zarrocos, Kioko muda nos Zarrocos).
Massao Hata era um pacato professor japonês que adotara as crianças Gôro (na versão em DVD, Guru), o filho e aprendiz do cientista de renome mundial, Dr. Masachika Hata, que detém a sua prática em um subúrbio de Tóquio. Seus poderes incluem a força sobre-humana e vôo. Nacional Kid também carrega uma arma de raio chamada Eroruya (エロルヤ光線銃, Eroruya kōsen jū?), Kuraso (em alguns momentos chamado de Koshio), Yukio, Kioko, Tomohiro e Tiako (a mais velha, que tomava conta da casa e dos menores).
Havia também o cientista Dr. Nagano - chamado nos episódios dos Incas e Seres Abissais de Dr. Mizuno - e o policial Inspetor Takakura com seu assistente Doi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel Boone (1964)

Daniel Boone é uma série de televisão americana de ação e aventura estrelada por Fess Parker como Daniel Boone que foi ao ar de 24 de sete...