sexta-feira, 27 de julho de 2018

Guerra, sombra e água fresca (1965)

Hogan's Heroes é uma sitcom de televisão americana ambientada em um campo de prisioneiros de guerra alemão (POW) durante a Segunda Guerra Mundial. Correu para 168 episódios de 17 de setembro de 1965 a 4 de abril de 1971, na rede CBS. Bob Crane estrelou como Coronel Robert E. Hogan, coordenando uma equipe internacional de prisioneiros aliados comandando um grupo de Operações Especiais do campo. Werner Klemperer interpretou o coronel Wilhelm Klink, o incompetente comandante do campo, e John Banner interpretou o desajeitado sargento-da-guarda, sargento Hans Schultz.
O cenário é o fictício Luft Stalag 13 (Acampamento 13 nos primeiros episódios), um campo de prisioneiros de guerra para aviadores aliados capturados. Como o histórico Stalag XIII C, está localizado fora de uma cidade chamada Hammelburg, cuja localização é inconsistente ao longo da série. No episódio da segunda temporada "Killer Klink", o sargento Schultz afirma que o campo está a 106,7 quilômetros de distância de sua casa em Heidelberg por vôo direto; isso reflete bem a distância direta da Heidelberg em relação ao Hammelburg atual.
No entanto, embora na realidade Hammelburg esteja bem no interior da Franconia, vários episódios da primeira temporada colocam o acampamento mais perto do Mar do Norte (talvez para tornar as fugas bem-sucedidas para a Inglaterra mais críveis). Em "Anchors Aweigh, Men of Stalag 13", o Coronel Klink especifica que o acampamento fica a 97 quilômetros do Mar do Norte; três episódios anteriores ("Hogan's Hofbrau"), ele havia afirmado que a costa estava a apenas oito quilômetros de distância. Para complicar ainda mais as coisas, é mencionado em vários episódios (por exemplo "The Safecracker Suite") que a cidade mais próxima do acampamento é Düsseldorf, que também é bastante distante para o interior e cerca de 157 quilômetros do Hammelburg real. .
O campo tem 103 prisioneiros de guerra aliados (POWs) durante a primeira temporada, mas se torna maior até o final da série.
A premissa do programa é que os prisioneiros de guerra estão realmente usando o campo como base de operações de espionagem aliada e sabotagem contra a Alemanha nazista, bem como para ajudar prisioneiros de guerra aliados de outros campos e desertores a fugir da Alemanha (fornecendo-lhes com roupas civis, documentos falsos, etc.). Os prisioneiros trabalham em cooperação com uma variedade de grupos de resistência (chamados coletivamente de "o subterrâneo"), desertores, espiões, contrafortes e oficiais desleais. O mentor por trás de toda a operação é o prisioneiro de alto escalão do Coronel das Forças Aéreas do Exército dos EUA, Robert Hogan. Sua equipe de especialistas em operações secretas são dois americanos, um militar britânico e um francês. Eles planejam esquemas como fazer um prisioneiro visitar o campo como um falso Adolf Hitler ou resgatar um agente do metrô francês da sede da Gestapo em Paris. O show é, portanto, uma combinação de vários estilos de escrita que eram populares nos anos 60: o "tempo de guerra" show, o "espião" show e "camp comédia".
O Coronel Hogan e seu bando são auxiliados pela inépcia do comandante do campo, coronel Klink, e do sargento da Guarda Schultz, que são facilmente enganados e desejam evitar problemas a qualquer custo: o último declarando "não sei nada" sob o menor provocação. Hogan rotineiramente manipula Klink e faz com que Schultz olhe para o outro lado enquanto seus homens conduzem essas operações secretas. Klink e Schultz estão constantemente em risco de serem transferidos para a fria e sangrenta Frente Russa, e Hogan ajuda a manter a dupla no lugar, se não por outro motivo, por medo de serem substituídos por soldados mais competentes. Em geral, os alemães de uniforme e autoridade são descritos como ineptos, mal-humorados e / ou facilmente manipuláveis. Muitos dos civis alemães são retratados como pelo menos indiferentes ao esforço de guerra alemão ou até mesmo dispostos a ajudar os Aliados.
Klink tem um registro operacional perfeito como comandante de campo em que nenhum prisioneiro escapou durante seu tempo no trabalho (dois guardas podem ter desertado). Hogan na verdade ajuda a manter esse registro e garante que quaisquer prisioneiros que precisem fugir sejam transferidos para outra autoridade antes que sua fuga ocorra, ou substituições são fornecidas para manter a ilusão de que ninguém jamais escapou de Stalag 13. Por causa desse registro e o fato de que os Aliados nunca iriam bombardear um campo de prisioneiros, os alemães usam o Stalag para reuniões secretas de alto nível ou para esconder pessoas importantes ou projetos que os alemães querem proteger dos bombardeios. Klink também tem muitos outros visitantes importantes e é temporariamente encarregado de prisioneiros especiais. Isso coloca os prisioneiros em contato com muitos VIPs importantes, cientistas, oficiais de alta patente, espiões e alguns dos mais sofisticados e secretos projetos de armas da Alemanha (Wunderwaffe), dos quais os prisioneiros aproveitam seus esforços para impedir o esforço de guerra alemão.
Os cinco principais prisioneiros aliados (Hogan e sua equipe) estão em "Barracke 2". Os prisioneiros são capazes de sair e voltar quase à vontade através de uma rede secreta de túneis e têm túneis para quase todos os quartéis e construção no campo, tanto que Hogan, em um episódio da terceira temporada ("Everybody Loves a Snowman") , tem dificuldade em encontrar um lugar no campo sem um túnel abaixo dele. O fogão nos aposentos privados de Klink, um toco de árvore do lado de fora do campo (conhecido como túnel de emergência) e uma casa de cachorro no complexo de cães de guarda servem como alçapões. Um beliche em seu quartel serve como um alçapão elaborado e a entrada principal dos túneis. Os túneis incluem o acesso ao Cooler do acampamento, um nome usado pelos prisioneiros aliados para o confinamento solitário, onde os prisioneiros são rotineiramente enviados para punição e para manter prisioneiros especiais temporariamente confiados a Klink. Apenas dentro do "túnel de emergência" há um periscópio no estilo submarino, que os prisioneiros usam para verificar as condições fora do alçapão dos tocos. Há também um periscópio em seu quartel, com uma extremidade escondida em um barril de água do lado de fora do quartel e a outra disfarçada como uma torneira de pia dentro do quartel que lhes permite ver os eventos no complexo.
A infiltração dos prisioneiros no campo é tão extensa que inclui o controle da central telefônica do campo, permitindo que eles ouçam todas as conversas e façam ligações telefônicas falsas. Eles têm contato de rádio com o comando aliado. Sua antena de rádio está escondida no mastro do acampamento, no alto da sede de Klink, e os prisioneiros são capazes de fazer transmissões de rádio falsas, incluindo algumas por um prisioneiro que se passa por Adolf Hitler. Um microfone escondido no escritório de Klink permite que os prisioneiros escutem o que está sendo dito no escritório. Os cães de guarda são amigáveis ​​com os prisioneiros, graças ao veterinário da cidade Oscar Schnitzer (interpretado por Walter Janowitz), que apóia os prisioneiros. Ele rotineiramente substitui os cães na premissa de que eles poderiam se tornar muito amigáveis ​​com os prisioneiros, mas ele também usa seu caminhão para contrabandear pessoas e itens dentro e fora do campo, onde os guardas alemães estão com muito medo dos cães para abrir o caminhão. Os prisioneiros trabalham na praça de veículos do acampamento e "emprestam" veículos, incluindo o vagão de funcionários de Klink, conforme necessário para realizar seus esquemas. Seções da cerca de arame farpado estão em uma estrutura que os prisioneiros podem levantar facilmente quando precisam sair do acampamento. Quando necessário, aviões aliados pousam perto do acampamento, ou fazem airdrops. Submarinos aliados pegam fugitivos e desertores Hogan e seus homens estão ajudando a fugir da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel Boone (1964)

Daniel Boone é uma série de televisão americana de ação e aventura estrelada por Fess Parker como Daniel Boone que foi ao ar de 24 de sete...